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Correlação entre mídias sociais e vendas de produtos sob efeito de panic buyng durante a pandemia do covid-19. (2020)

  • Autores:
  • Autor USP: OTSUKA, BRUNO HISASHI - EP
  • Unidade: EP
  • Sigla do Departamento: PRO
  • Assuntos: ESTATÍSTICA; COMÉRCIO; REDES SOCIAIS
  • Idioma: Português
  • Resumo: Durante a pandemia do COVID-19, ocorreu um fenômeno social conhecido como panic buying, em que as pessoas compram quantidades anormais de produtos em situações de crises, desastres ou epidemias. O presente trabalho tem como objetivo apresentar uma análise comparativa entre dados de vendas provenientes de uma empresa de varejo com dados da rede social Twitter e da ferramenta de busca Google Trends durante o período dessa pandemia. Dado que esse tema entrou em grande relevância nos últimos meses com a doença do COVID-19, que afetou vários países e causou rupturas em diversas cadeias logísticas, estudos que auxiliem a entender melhor como as pessoas se comportam nesses períodos são essenciais para futuras pesquisas e plano de ações para casos futuros similares a este. O plano de análise envolveu duas frentes: (i) coleta de dados das bases bem como o tratamento delas, e (ii) análise de correlação entre os dados. O resultado obtido com este trabalho foi de que existe uma forte correlação entre a quantidade de tweets referentes a um produto e as vendas do mesmo. O Google Trends, por sua vez, mostrou se não confiável, havendo correlação apenas com os produtos que estiveram mais em evidência nos noticiários.
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    • ABNT

      OTSUKA, Bruno Hisashi; YOSHIZAKI, Hugo. Correlação entre mídias sociais e vendas de produtos sob efeito de panic buyng durante a pandemia do covid-19. [S.l: s.n.], 2020.
    • APA

      Otsuka, B. H., & Yoshizaki, H. (2020). Correlação entre mídias sociais e vendas de produtos sob efeito de panic buyng durante a pandemia do covid-19. São Paulo.
    • NLM

      Otsuka BH, Yoshizaki H. Correlação entre mídias sociais e vendas de produtos sob efeito de panic buyng durante a pandemia do covid-19. 2020 ;
    • Vancouver

      Otsuka BH, Yoshizaki H. Correlação entre mídias sociais e vendas de produtos sob efeito de panic buyng durante a pandemia do covid-19. 2020 ;

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