Exportar registro bibliográfico

Ferramenta para otimização da gestão de fluxos de logística reversa em uma plataforma modular. (2020)

  • Autores:
  • Autor USP: GOTO, NICHOLAS MAMORU HANEDA - EP
  • Unidade: EP
  • Sigla do Departamento: PRO
  • Assuntos: LOGÍSTICA REVERSA; HEURÍSTICA; DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL; CANTEIRO DE OBRAS
  • Idioma: Português
  • Resumo: O desenvolvimento sustentável é uma das grandes temáticas da atualidade e está ganhando cada vez mais visibilidade na mídia e no cotidiano das pessoas. Com o crescimento acelerado da população e a necessidade do aperfeiçoamento da infraestrutura local através de obras públicas e privadas, o setor da construção civil demonstra ser de grande relevância para essa questão, principalmente pela excessiva geração de resíduos e seus descartes irregulares em grande parte das cidades brasileiras. Dessa forma, plataformas modulares de fácil montagem estão sendo desenvolvidas para diminuir os grandes custos logísticos tanto econômicos quanto ambientais, através de novas áreas de estudos sustentáveis como a logística reversa. Neste trabalho, uma ferramenta de apoio à decisão baseada em métodos heurísticos para gestão de fluxos de canteiros de obras é desenvolvida. A ferramenta trata um problema de roteamento de veículos que visa otimizar o fluxo de materiais e de descartes entre os canteiros de obras e uma plataforma modular, respeitando estritamente as restrições de um problema com entregas e coletas divisíveis e janelas de tempo, tais como o número de visitas, a partida dos veículos de um único ponto, a continuidade dos roteiros, a consistência temporal, a capacidade de carga dos veículos, as janelas de tempo de atendimento e a demanda dos canteiros de obras. Assim, ela prioriza a logística reversa e a diminuição de custos do problema, resultando na otimização do tempo e na facilidade de decisão dos roteiros. Posteriormente, diversos cenários gerados aleatoriamente foram reproduzidos para a realização de testes da ferramenta, uma vez que as plataformas devem ser frequentemente instaladas e reinstaladas para diferentes conjuntos de canteiros de obras. Uma análise mais aprofundada dos resultados é então realizada, avaliando o custo dassoluções obtidas em função de diferentes parâmetros, como o número de canteiros de obras existentes e a distância máxima entre os locais, observando quais são os casos em que o método demonstra maior e menor eficácia. Em seguida, uma comparação dos resultados obtidos com a ferramenta proposta é feita com as soluções encontradas por um aplicativo de otimização exato de propósito geral, avaliando as vantagens e desvantagens para cada caso. Por fim, uma análise de aperfeiçoamento da ferramenta é efetuada, a fim de compreender e aprimorar os critérios de inserção.
  • Imprenta:

  • Download do texto completo

    Tipo Nome Link
    Versão PublicadaNicholasMamoruHanedaGoto ...Direct link
    Como citar
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas

    • ABNT

      GOTO, Nickolas Mammoru Haneda; JUNQUEIRA, Leonardo. Ferramenta para otimização da gestão de fluxos de logística reversa em uma plataforma modular. [S.l: s.n.], 2020.
    • APA

      Goto, N. M. H., & Junqueira, L. (2020). Ferramenta para otimização da gestão de fluxos de logística reversa em uma plataforma modular. São Paulo.
    • NLM

      Goto NMH, Junqueira L. Ferramenta para otimização da gestão de fluxos de logística reversa em uma plataforma modular. 2020 ;
    • Vancouver

      Goto NMH, Junqueira L. Ferramenta para otimização da gestão de fluxos de logística reversa em uma plataforma modular. 2020 ;

    Últimas obras dos mesmos autores vinculados com a USP cadastradas na BDPI:

    Biblioteca Digital de Trabalhos Acadêmicos da Universidade de São Paulo     2012 - 2021