Exportar registro bibliográfico

Avaliação da perda de peso, composição corporal, perfil bioquímico e de ingesta de macro e micro nutrientes em adolescentes submetidos à dieta hipocalórica e uso de aplicativo de smartphone (2019)

  • Autores:
  • Autor USP: MOURA, ALINE MARIA DA SILVA HOURNEAUX DE - FSP
  • Unidade: FSP
  • Sigla do Departamento: HNT
  • Assuntos: NUTRIÇÃO; OBESIDADE; PESOS E MEDIDAS CORPORAIS; NUTRIENTES; ADOLESCENTES; TECNOLOGIA; OBESIDADE
  • Palavras-chave do autor: OBESIDADE INFANTIL; AUTOMONITORAMENTO
  • Idioma: Português
  • Resumo: Introdução: A obesidade é uma doença crônica que tem se tornado um dos maiores problemas de saúde das últimas décadas. Como estratégia de tratamento, surge o conceito de automonitoramento de ingestão alimentar com participação ativa do adolescente, mostrando-se como uma técnica eficaz na abordagem terapêutica da obesidade. Objetivos: Avaliar a influência do aplicativo de smartphone contador de calorias FatSecret na perda de peso, composição corporal, parâmetros cardiometabólicos e ingestão de macro e micronutrientes em adolescentes submetidos à dieta hipocalórica e tratamento multidisciplinar. Método: Estudo prospectivo randomizado, com 18 pacientes obesos entre 13 e 17 anos, de ambos os sexos, com escore Z-IMC ≥+2 e ≤+4, oriundos da triagem da Liga de Obesidade Infantil do Ambulatório de Endocrinologia e Metabologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Ambos os grupos, controle (GC) e intervenção (GI), receberam atendimento inicial e final com realização de exames laboratoriais, bioimpedância e calorimetria indireta, coleta de medidas antropométricas, questionários de qualidade de vida (SF-36), além de registro do consumo alimentar de 24 horas. Ambos os grupos receberam dieta hipocalórica impressa calculada individualmente, porém o GI realizou seu registro de consumo alimentar por meio do aplicativo. O acompanhamento ocorreu em 7 consultas mensais, nas quais foram coletados os dados e realizada educação nutricional com exposição de temas pertinentes a nutrição. Resultados: GC apresentou aumento em estatura (p=0,007), redução em Z-IMC (p=0,019), massa de gordura corporal (p=0,034), % de gordura corporal (p=0,019), relação cintura estatura (p=0,033); melhora no escore de dor (p=0,014), capacidade funcional (p=0,008) e estado geral de saúde (p=0,009); reduziu os níveis de insulina (p=0,018) e HOMA-IR (p=0,028); reduziu consumo de cálcio (p=0,005)e consumo calórico total (p=0,022). O GI obteve redução em peso (p=0,005), Z-IMC (p=0,012), MGC (p=0,004), %GC (p=0,023), circunferência da cintura (p=0,007) e do quadril (p=0,006), RCE (p=0,005); melhora no escore de estado geral de saúde (p=0,028); aumento do HDLc (p=0,021). A comparação entre os grupos indicou que o GC apresentou melhora no desfecho de dor medido pelo SF-36 (p=0,035) e o GI obteve maiores médias nos desfechos: consumo de cálcio (p=0,003), fibras (p=0,037), carboidratos (p=0,025) e calorias na dieta (p=0,006). Conclusão: O uso da dieta hipocalórica isolada apresentou-se mais eficaz na redução do consumo calórico e de carboidratos, enquanto o uso do automonitoramento com aplicativo para smartphone foi superior no consumo de cálcio e fibras. Não houve variações significativas nos parâmetros bioquímicos e não foi possível comparar os parâmetros antropométricos devido à heterogeneidade dos grupos.
  • Imprenta:

  • Download do texto completo

    Tipo Nome Link
    Versão PublicadaAline Maria da Silva Hour...Direct link
    Como citar
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas

    • ABNT

      MOURA, Aline Maria da Silva Horneaux de; FUJIWARA, Clarissa Tamie Hiwatashi. Avaliação da perda de peso, composição corporal, perfil bioquímico e de ingesta de macro e micro nutrientes em adolescentes submetidos à dieta hipocalórica e uso de aplicativo de smartphone. [S.l: s.n.], 2019.
    • APA

      Moura, A. M. da S. H. de, & Fujiwara, C. T. H. (2019). Avaliação da perda de peso, composição corporal, perfil bioquímico e de ingesta de macro e micro nutrientes em adolescentes submetidos à dieta hipocalórica e uso de aplicativo de smartphone. São Paulo.
    • NLM

      Moura AM da SH de, Fujiwara CTH. Avaliação da perda de peso, composição corporal, perfil bioquímico e de ingesta de macro e micro nutrientes em adolescentes submetidos à dieta hipocalórica e uso de aplicativo de smartphone. 2019 ;
    • Vancouver

      Moura AM da SH de, Fujiwara CTH. Avaliação da perda de peso, composição corporal, perfil bioquímico e de ingesta de macro e micro nutrientes em adolescentes submetidos à dieta hipocalórica e uso de aplicativo de smartphone. 2019 ;

    Últimas obras dos mesmos autores vinculados com a USP cadastradas na BDPI:

    Biblioteca Digital de Trabalhos Acadêmicos da Universidade de São Paulo     2012 - 2021