Exportar registro bibliográfico

Assinatura de variáveis em perfis de poços na determinação de zonas de interesse para óleo e gás com base em Mapas Auto-Organizáveis (SOM) (2019)

  • Autores:
  • Autor USP: ANDRADE, PEDRO AMOROSO DE - EP
  • Unidade: EP
  • Sigla do Departamento: PMI
  • Assuntos: POÇOS; ENGENHARIA DE PETRÓLEO; INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL; REDES NEURAIS
  • Idioma: Português
  • Resumo: A perfilagem de poços tem sido utilizada na identificação e prospecção de reservatórios de óleo e gás desde a década de 1930. Por se tratar de uma maneira econômica, rápida e eficiente, diversas tecnologias foram desenvolvidas ao longo da história, permitindo o desenvolvimento de perfis cada vez mais complexos. No entanto, a interpretação desses perfis de poços (well logs) ainda ocorre, em alguns casos, baseada em critérios visuais e sujeita a subjetividades interpretativas. O presente trabalho busca compreender a assinatura de variáveis de perfis de poços de petróleo a partir de Redes Neurais Artificiais não supervisionadas, buscando identificar interrelações entre tais variáveis. Para isso, foram utilizados diversos perfis de poços que atravessam reservatórios carbonáticos do Pré-Sal das bacias de Campos e Santos, disponibilizados pela ANP. Após processamento dos dados, foi realizada uma análise das assinaturas dos perfis em ambiente dos Mapas Auto-Organizáveis (SOM). Os mapas dos perfis de resistividade apresentaram a maior semelhança com as zonas de óleo. Foram criadas classes de valores baseadas na divisão da amostra por quartis, e concluiu-se que as zonas de óleo apresentaram valores altos de resistividade (de 426 a 2.000 Ωm ), médios a altos de tempo de relaxamento médio (de 300 a 820 ms ) e valores baixos de saturação de água (de 0 a 18,90 %). Também foi realizado um estudo de validação para verificar a viabilidade da utilização dos valores atribuídos por unidades mais ajustadas dos SOM, como representativos da amostra total. Estes valores direcionaram a resultados positivos, apesar da alta variabilidade observada. Assim, a pesquisa demonstrou que as assinaturas das variáveis revelam, além das relações já conhecidas, outras relações antes pouco exploradas.
  • Imprenta:

  • Download do texto completo

    Tipo Nome Link
    Versão PublicadaPedroAmorosodeAndrade - ...Direct link
    Como citar
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas

    • ABNT

      ANDRADE, Pedro Amoroso de; CARNEIRO, Cleyton de Carvalho. Assinatura de variáveis em perfis de poços na determinação de zonas de interesse para óleo e gás com base em Mapas Auto-Organizáveis (SOM). [S.l: s.n.], 2019.
    • APA

      Andrade, P. A. de, & Carneiro, C. de C. (2019). Assinatura de variáveis em perfis de poços na determinação de zonas de interesse para óleo e gás com base em Mapas Auto-Organizáveis (SOM). Santos.
    • NLM

      Andrade PA de, Carneiro C de C. Assinatura de variáveis em perfis de poços na determinação de zonas de interesse para óleo e gás com base em Mapas Auto-Organizáveis (SOM). 2019 ;
    • Vancouver

      Andrade PA de, Carneiro C de C. Assinatura de variáveis em perfis de poços na determinação de zonas de interesse para óleo e gás com base em Mapas Auto-Organizáveis (SOM). 2019 ;

    Últimas obras dos mesmos autores vinculados com a USP cadastradas na BDPI:

    Biblioteca Digital de Trabalhos Acadêmicos da Universidade de São Paulo     2012 - 2020