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Análise do fluxo de pedestres na integração entre as estações Paulista e Consolação do metrô, com emprego de microssimulação (2018)

  • Autores:
  • Autores USP: KAWAMURA, DANIELLE MIE - EP ; CHAVES, LUISA DE MOURA - EP ; BARBARA, RAFAEL KOBAYASHI - EP ; MAUAD, SÍLVIA VITALI SANTOS - EP
  • Unidade: EP
  • Sigla do Departamento: PTR
  • Assuntos: METRÔ; TRANSPORTE URBANO; CIRCULAÇÃO DE PEDESTRES; MICROSSIMULAÇÃO DE TRÁFEGO
  • Idioma: Português
  • Resumo: Dentro do tema de planejamento de transportes na cidade de São Paulo, tem-se o metrô como importante tópico de estudo, seja pela sua característica de transporte de alta capacidade e integração com outros modais, ou pelo impacto de problemas em sua operação sobre os mais de 4 milhões passageiros que o utilizam diariamente. Este trabalho foi elaborado com o intuito de analisar o fluxo de pedestres na interligação entre as estações Paulista (Linha 4 – Amarela) e Consolação (Linha 2 – Verde), do metrô de São Paulo, em sua situação atual e também em cenários futuros. Trata-se de uma integração sujeita a tráfego intenso de pedestres, com tempos de deslocamento excessivos e grande desconforto a seus usuários em horários pico. Inicialmente, foi feito estudo bibliográfico dividido em 3 partes e, então, o desenvolvimento da modelagem em si. A análise bibliográfica trata da importância do planejamento urbano e de transportes, o funcionamento operacional de estações de integração e o desenvolvimento de softwares de microssimulação de pedestres, incluindo o VISSIM, principal ferramenta metodológica do trabalho. O estudo se deu por meio de microssimulação, a partir da modelagem dessa interligação no software PTV Vissim. Na primeira etapa do trabalho, o objetivo foi realizar a construção, a calibração e a posterior análise do modelo do cenário atual (2018) na hora pico tarde. A calibração desse modelo foi balizada por dados de tempos de deslocamento do fluxo de pedestres e formação de filas obtidos por levantamentos realizados em campo. Os resultados obtidos nessa etapa demonstraram níveis de serviço críticos alcançados, incluindo nível F (o mais crítico possível) nas escadas rolantes e no túnel que as antecede e nível E na maior parte da integração. Na segunda etapa do trabalho, o objetivo foi simular diferentes cenários (dedemanda e de infraestrutura), com o projeto existente de um novo túnel para a integração e com as demandas referentes a cenários futuros da rede metroferroviária de São Paulo previstos para 2019, 2020 e 2025. Os níveis de serviço alcançados nesses diferentes cenários foram, então, avaliados. Evidenciou-se o impacto positivo da presença do novo túnel para a integração e a variação das condições de operação ao longo do tempo, com as demandas futuras.
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    Versão PublicadaDANIELLE MIE KAWAMURA 18....Direct link
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    • ABNT

      KAWAMURA, Danielle Mie et al. Análise do fluxo de pedestres na integração entre as estações Paulista e Consolação do metrô, com emprego de microssimulação. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – EPUSP, São Paulo, 2018. Disponível em: https://repositorio.usp.br/directbitstream/e35f6a6a-1a48-4453-b021-553735b7d6b7/DANIELLE%20MIE%20KAWAMURA%2018.pdf. Acesso em: 02 jul. 2022.
    • APA

      Kawamura, D. M., Chaves, L. de M., Barbara, R. K., & Mauad, S. V. S. (2018). Análise do fluxo de pedestres na integração entre as estações Paulista e Consolação do metrô, com emprego de microssimulação (Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação). EPUSP, São Paulo. Recuperado de https://repositorio.usp.br/directbitstream/e35f6a6a-1a48-4453-b021-553735b7d6b7/DANIELLE%20MIE%20KAWAMURA%2018.pdf
    • NLM

      Kawamura DM, Chaves L de M, Barbara RK, Mauad SVS. Análise do fluxo de pedestres na integração entre as estações Paulista e Consolação do metrô, com emprego de microssimulação [Internet]. 2018 ;[citado 2022 jul. 02 ] Available from: https://repositorio.usp.br/directbitstream/e35f6a6a-1a48-4453-b021-553735b7d6b7/DANIELLE%20MIE%20KAWAMURA%2018.pdf
    • Vancouver

      Kawamura DM, Chaves L de M, Barbara RK, Mauad SVS. Análise do fluxo de pedestres na integração entre as estações Paulista e Consolação do metrô, com emprego de microssimulação [Internet]. 2018 ;[citado 2022 jul. 02 ] Available from: https://repositorio.usp.br/directbitstream/e35f6a6a-1a48-4453-b021-553735b7d6b7/DANIELLE%20MIE%20KAWAMURA%2018.pdf

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