Exportar registro bibliográfico

Avaliação das condições de uso de edifícios corporativos (2015)

  • Authors:
  • USP affiliated author: SILVA, MARCUS VINICIUS ROSÁRIO DA - EP
  • School: EP
  • Subjects: EDIFÍCIOS (DESEMPENHO); NORMAS TÉCNICAS
  • Language: Português
  • Abstract: Atualmente, tramitam no país, diversos projetos de lei visando à realização de inspeção predial, decorrentes de acidentes ocorridos, em muitas situações, por negligência às condições de uso em facilidades construídas, como os casos da Boate Kiss (Santa Maria/RS) e do Edifício Liberdade (Rio de Janeiro/RJ). Paralelamente, o Brasil atingiu o 3° lugar no ranking de registros para certificação de edifícios visando ao alto desempenho ambiental. Assim, no presente trabalho propõe-se a avaliar as condições de uso aplicadas às facilidades construídas em edifícios concebidos para alto desempenho ambiental durante a fase de uso, operação e manutenção. O método de trabalho consistiu em levantamento e análise de referências disponíveis e acessíveis sobre os temas engenharia diagnóstica, gerenciamento de facilidades e desempenho ambiental aplicado aos edifícios, que subsidiou proposição de um método para avaliação das condições de uso aplicadas às facilidades construídas, considerando principalmente os requisitos propostos pela norma ABNT NBR 15575:2013. Assim, foram definidas diretrizes para avaliação das condições de segurança estrutural, segurança contra incêndio, segurança no uso e na operação, estanqueidade, desempenho acústico, desempenho lumínico, saúde / higiene / qualidade do ar, funcionalidade e acessibilidade, conforto tátil e antropodinâmico, durabilidade e manutenibilidade, e desempenho ambiental. Por meio de amostragem, o método de avaliação proposto foi aplicado à população de edifícios corporativos certificados ambientalmente em fase de projeto e obra a partir do Leardership Energy and Environmental Design for Core & Shell (LEED C&S – Liderança em energia e projeto ambiental para núcleo e envoltória) versão 2.0. Os resultados obtidos foram compilados e permitiramapresentar potenciais melhorias no gerenciamento de facilidades visando ao adequado desempenho das facilidades construídas e ao atendimento às exigências dos usuários, demonstrando, assim, a adequação do método proposto.
  • Imprenta:

  • Download do texto completo

    Tipo Nome Link
    Versão PublicadaMarcusViniciusRosariodaSi...Direct link
    How to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas

    • ABNT

      SILVA, Marcus Vinicius Rosário da; BARROS, Mercia Maria Semensato Bottura de. Avaliação das condições de uso de edifícios corporativos. [S.l: s.n.], 2015.
    • APA

      Silva, M. V. R. da, & Barros, M. M. S. B. de. (2015). Avaliação das condições de uso de edifícios corporativos. São Paulo: EPUSP.
    • NLM

      Silva MVR da, Barros MMSB de. Avaliação das condições de uso de edifícios corporativos. 2015 ;
    • Vancouver

      Silva MVR da, Barros MMSB de. Avaliação das condições de uso de edifícios corporativos. 2015 ;

    Últimas obras dos mesmos autores vinculados com a USP cadastradas na BDPI:

    Digital Library of Academic Works of Universidade de São Paulo     2012 - 2020