Exportar registro bibliográfico

Investimento em fundo imobiliário com foco em desenvolvimento urbano e terrenos para empreendedor imobiliário: estudo de caso Fundo de Investimento Imobiliário Panamby (2013)

  • Autores:
  • Autor USP: MONTEIRO, CAMILA MIGUEL COSTA - EP
  • Unidade: EP
  • Assuntos: MERCADO IMOBILIÁRIO; INVESTIMENTOS (ANÁLISE)
  • Idioma: Português
  • Resumo: A população das grandes metrópoles sofre com a falta de espaço e o caos ocasionado pela aglomeração, o que prejudica a qualidade de vida nesses centros. Assim, é notável a demanda por novos bairros, geralmente desenvolvidos no entorno dessas cidades, mas que, de modo mais planejado, buscam oferecer uma melhor qualidade de vida para seus moradores. A criação de um bairro planejado, que usualmente acontece em um longo ciclo de maturação, é um negócio de risco tanto nos aspectos mercadológico quanto financeiro, em virtude da possibilidade de descasamento temporal entre os pagamentos dos custos de desenvolvimento e o encaixe das receitas de vendas. Em contrapartida, tende a oferecer uma maior rentabilidade considerando os riscos envolvidos. O objetivo desta monografia é analisar a qualidade do investimento do cotista de um fundo de investimento imobiliário (FII) voltado para o desenvolvimento urbano de novos bairros em uma metrópole brasileira, a cidade de São Paulo, destacando os principais riscos mercadológicos e legais dessa tipologia de empreendimento. Diante da necessidade de aporte de capital com maior magnitude, é pertinente utilizar o FII como veículo para captar recursos financeiros destinados a compor o funding desses empreendimentos. Para tanto, buscou-se reconhecer os riscos da aplicação em cotas de FII com este objeto, bem como a rentabilidade almejada para atrair potenciais investidores. Para embasar este trabalho, utilizou-se como estudo de caso o FII responsável pelo desenvolvimento do bairro Panamby, região de alto padrão, situada no sudoeste da cidade de São Paulo. Sua implantação possibilitou a migração de famílias insatisfeitas com o caos e o alto preço dos imóveis em bairros mais centrais. Como metodologia para a análise da rentabilidade dos cotistas desse fundo foiconstruído um fluxo estático do ocorrido, aporte inicial em março de 1995 e todos os resultados distribuídos até fevereiro de 2013, e um fluxo a receber de terrenos em estoque, comercializados, mas que estão suportados por escrituras de promessa de compra e venda e algumas parcelas de “a receber” de um dos setores já totalmente comercializado (Setor Villaggio). Podem acontecer algumas variações nessas receitas por questões legais e mercadológicas, e o objetivo é verificar a sensibilidade da taxa de retorno (TRR) dos cotistas tendo em vista possíveis riscos aos quais eles ainda estão expostos. Supõe-se que esse estudo de caso permita verificar se os patamares de rentabilidade alcançados por esse FII correspondem às expectativas do administrador no seu desenvolvimento e se são as mesmas repassadas aos investidores no prospecto. Na análise, serão apresentados diferentes cenários, alterando premissas de mercado e ciclo de investimento no FII, a fim verificar a rentabilidade do cotista nesses diversos cenários ou possibilidades.
  • Imprenta:

  • Download do texto completo

    Tipo Nome Link
    Versão PublicadaCamila Miguel Costa Monte...Direct link
    Como citar
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas

    • ABNT

      MONTEIRO, Camila Miguel Costa; AMATO, Fernando Bontorim. Investimento em fundo imobiliário com foco em desenvolvimento urbano e terrenos para empreendedor imobiliário: estudo de caso Fundo de Investimento Imobiliário Panamby. [S.l: s.n.], 2013.
    • APA

      Monteiro, C. M. C., & Amato, F. B. (2013). Investimento em fundo imobiliário com foco em desenvolvimento urbano e terrenos para empreendedor imobiliário: estudo de caso Fundo de Investimento Imobiliário Panamby. São Paulo: EPUSP.
    • NLM

      Monteiro CMC, Amato FB. Investimento em fundo imobiliário com foco em desenvolvimento urbano e terrenos para empreendedor imobiliário: estudo de caso Fundo de Investimento Imobiliário Panamby. 2013 ;
    • Vancouver

      Monteiro CMC, Amato FB. Investimento em fundo imobiliário com foco em desenvolvimento urbano e terrenos para empreendedor imobiliário: estudo de caso Fundo de Investimento Imobiliário Panamby. 2013 ;

    Últimas obras dos mesmos autores vinculados com a USP cadastradas na BDPI:

    Biblioteca Digital de Trabalhos Acadêmicos da Universidade de São Paulo     2012 - 2020