Exportar registro bibliográfico

Reconhecimento de fatores que motivam a intensificação de rotinas proativas no processo de seleção de terrenos para incorporação imobiliária: estudos de caso (2011)

  • Autores:
  • Autor USP: CAMARGO, CRISTIANE BUENO DE - EP
  • Unidade: EP
  • Assuntos: EMPREENDIMENTOS IMOBILIÁRIOS; INCORPORAÇÃO IMOBILIÁRIA; MERCADO IMOBILIÁRIO
  • Idioma: Português
  • Resumo: Este trabalho aborda os fatores que motivam empresas incorporadoras a intensificarem a adoção de um processo de planejamento proativo ou reativo para a seleção e negociação de terrenos para fins de incorporação imobiliária, contemplando uma discussão sobre as vantagens, desvantagens e elementos de fragilidade que podem ser identificados em cada um dos processos adotados, frente a determinadas circunstâncias empresariais, mercadológicas e macroeconômicas. Considerando a abrangência das atividades do setor do Real Estate, as particularidades existentes em cada segmento do setor, assim como especificidades inerentes a cada região de atuação, a presente pesquisa teve como foco o estudo do processo de planejamento adotado para a aquisição de terrenos destinados à produção de empreendimentos residenciais, na cidade de São Paulo. O desenvolvimento da pesquisa baseou-se no estudo de caso de sete empresas atuantes na capital paulista, as quais foram tomadas como amostra do referido mercado, contemplando a postura por estas adotada no período entre 2007 e primeiro trimestre de 2011. A identificação das vantagens, desvantagens e elementos de fragilidade dos processos foi feita a partir de uma análise comparativa e crítica dos processos de planejamento proativo e reativo, praticados pelas empresas, frente a uma revisão conceitual dos processos de planejamento preconizados pelo NRE – Núcleo de Real Estate da Escola Politécnica de São Paulo. A intensificação de cada uma das rotinas é influenciada pela dinâmica e panorama apresentado pelo mercado, sendo que, identificou-se com esta pesquisa que a adoção da rotina reativa é prevalente na maioria das empresas, mediante panoramas onde não se presencie flutuações significativas, decorrentes de fatores macroeconômicos e/ou mercadológicosespecíficos. Quanto aos fatores empresariais, identificou-se que o perfil e foco de atuação das empresas são os aspectos que exercem maior influência na escolha da rotina a ser utilizada. Nas empresas atuantes em nichos de mercado, tende-se a prevalecer a rotina proativa, enquanto empresas com maior diversificação, tanto no que se refere ao segmento de produtos quanto às regiões de atuação, a rotina reativa é utilizada mais intensamente.
  • Imprenta:

  • Como citar
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas

    • ABNT

      CAMARGO, Cristiane Bueno de; ALENCAR, Claudio Tavares de. Reconhecimento de fatores que motivam a intensificação de rotinas proativas no processo de seleção de terrenos para incorporação imobiliária: estudos de caso. [S.l: s.n.], 2011.
    • APA

      Camargo, C. B. de, & Alencar, C. T. de. (2011). Reconhecimento de fatores que motivam a intensificação de rotinas proativas no processo de seleção de terrenos para incorporação imobiliária: estudos de caso. São Paulo: EPUSP.
    • NLM

      Camargo CB de, Alencar CT de. Reconhecimento de fatores que motivam a intensificação de rotinas proativas no processo de seleção de terrenos para incorporação imobiliária: estudos de caso. 2011 ;
    • Vancouver

      Camargo CB de, Alencar CT de. Reconhecimento de fatores que motivam a intensificação de rotinas proativas no processo de seleção de terrenos para incorporação imobiliária: estudos de caso. 2011 ;

    Últimas obras dos mesmos autores vinculados com a USP cadastradas na BDPI:

    Biblioteca Digital de Trabalhos Acadêmicos da Universidade de São Paulo     2012 - 2020