Exportar registro bibliográfico

Educação Alimentar e Nutricional: percepção dos educadores em escolas com horta (2019)

  • Autores:
  • Autor USP: ANASTÁCIO, DANIELA BARRETO DA CRUZ - FSP
  • Unidade: FSP
  • Sigla do Departamento: HNT
  • Assuntos: EDUCAÇÃO ESCOLAR; HORTAS; EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL; NUTRIÇÃO; ESCOLAS
  • Idioma: Português
  • Resumo: Introdução. O espaço escolar é um ambiente considerado propício para promoção de ações de Educação Alimentar e Nutricional (EAN). Projetos como as hortas escolares têm funcionado como uma boa estratégia pedagógica para que isso ocorra e, nesse cenário, os educadores possuem um papel importante. Objetivo. Compreender e analisar, através de abordagem qualitativa, a percepção dos educadores, de instituições de educação infantil e ensino fundamental, sobre o seu papel no processo de Educação Alimentar e Nutricional (EAN) nas escolas com hortas. Metodologia. Este estudo foi realizado em duas escolas municipais de Itapevi-SP que possuem horta como ferramenta pedagógica. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com 22 educadores e observação-participante. O conteúdo coletado foi, então, analisado através da modalidade de análise qualitativa. Resultados e discussão. Os educadores apontaram que percebem e compreendem qual seu papel e sua importância na educação alimentar dos alunos e na promoção de ações de EAN no ambiente escolar, porém necessitam de maior aproximação com a temática e apoio de outros profissionais ou projetos para trabalharem o tema. Conclusão. Há necessidade de se aproximar o trabalho do nutricionista junto aos educadores de forma a facilitar a atuação dos educadores nos temas de EAN.
  • Imprenta:

  • Download do texto completo

    Tipo Nome Link
    Versão Publicada Daniela Barreto da Cruz A... Direct link
    Como citar
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas

    • ABNT

      ANASTÁCIO, Daniela Barreto da Cruz. Educação Alimentar e Nutricional: percepção dos educadores em escolas com horta. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Faculdade de Saúde Pública, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2019. Disponível em: https://bdta.abcd.usp.br/directbitstream/60250167-df97-4230-940c-087e5ddc4971/Daniela%20Barreto%20da%20Cruz%20Anastacio_2019.pdf. Acesso em: 19 abr. 2024.
    • APA

      Anastácio, D. B. da C. (2019). Educação Alimentar e Nutricional: percepção dos educadores em escolas com horta (Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação). Faculdade de Saúde Pública, Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de https://bdta.abcd.usp.br/directbitstream/60250167-df97-4230-940c-087e5ddc4971/Daniela%20Barreto%20da%20Cruz%20Anastacio_2019.pdf
    • NLM

      Anastácio DB da C. Educação Alimentar e Nutricional: percepção dos educadores em escolas com horta [Internet]. 2019 ;[citado 2024 abr. 19 ] Available from: https://bdta.abcd.usp.br/directbitstream/60250167-df97-4230-940c-087e5ddc4971/Daniela%20Barreto%20da%20Cruz%20Anastacio_2019.pdf
    • Vancouver

      Anastácio DB da C. Educação Alimentar e Nutricional: percepção dos educadores em escolas com horta [Internet]. 2019 ;[citado 2024 abr. 19 ] Available from: https://bdta.abcd.usp.br/directbitstream/60250167-df97-4230-940c-087e5ddc4971/Daniela%20Barreto%20da%20Cruz%20Anastacio_2019.pdf

    Últimas obras dos mesmos autores vinculados com a USP cadastradas na BDPI:

    Biblioteca Digital de Trabalhos Acadêmicos da Universidade de São Paulo     2012 - 2024