Exportar registro bibliográfico

FabKit: atividades educacionais de tecnologia robótica para o ensino público brasileiro (2020)

  • Autores:
  • Autor USP: SUMIYA, JULIANA ALVES - FAU
  • Unidade: FAU
  • Assuntos: BRINQUEDOS EDUCATIVOS; DESENVOLVIMENTO INFANTIL; ENSINO PÚBLICO
  • Idioma: Português
  • Resumo: Desenvolvido entre o segundo semestre de 2019 e o primeiro semestre de 2020, o presente trabalho de graduação propõe um conjunto de atividades de baixo custo que se utiliza de tecnologia e robótica para alunos do 2a ao 7a ano escolar na rede pública de ensino. A partir de artigos e pesquisas recentes sobre a utilização da tecnologia no desenvolvimento infantil e o estudo interacionista de Piaget, o experimento proposto busca desenvolver nos alunos as habilidades lúdicas e cognitivas, incentivando o processo ativo de aprendizagem e descoberta. São analisados também os projetos educacionais já existentes, assim como os brinquedos vendidos no mercado que possuem a proposta STEAM (Science, Technology, Engineering, Arts and Math). O caderno foi estruturado em oito capítulos: introdução, contextualização, estudo da psicologia infantil, referências projetuais, experimento projetual, considerações finais e bibliografia.
  • Imprenta:

  • Download do texto completo

    Tipo Nome Link
    Versão Aceita 2020_JulianaSumiya.pdf Direct link
    Como citar
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas

    • ABNT

      SUMIYA, Juliana Alves. FabKit: atividades educacionais de tecnologia robótica para o ensino público brasileiro. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2020. Disponível em: https://bdta.abcd.usp.br/directbitstream/ee52a695-07b2-4c9e-9639-5d844b046025/2020_JulianaSumiya.pdf. Acesso em: 06 maio 2024.
    • APA

      Sumiya, J. A. (2020). FabKit: atividades educacionais de tecnologia robótica para o ensino público brasileiro (Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação). Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de https://bdta.abcd.usp.br/directbitstream/ee52a695-07b2-4c9e-9639-5d844b046025/2020_JulianaSumiya.pdf
    • NLM

      Sumiya JA. FabKit: atividades educacionais de tecnologia robótica para o ensino público brasileiro [Internet]. 2020 ;[citado 2024 maio 06 ] Available from: https://bdta.abcd.usp.br/directbitstream/ee52a695-07b2-4c9e-9639-5d844b046025/2020_JulianaSumiya.pdf
    • Vancouver

      Sumiya JA. FabKit: atividades educacionais de tecnologia robótica para o ensino público brasileiro [Internet]. 2020 ;[citado 2024 maio 06 ] Available from: https://bdta.abcd.usp.br/directbitstream/ee52a695-07b2-4c9e-9639-5d844b046025/2020_JulianaSumiya.pdf

    Últimas obras dos mesmos autores vinculados com a USP cadastradas na BDPI:

    Biblioteca Digital de Trabalhos Acadêmicos da Universidade de São Paulo     2012 - 2024