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Dimensão pública do edifício escolar na paisagem. Por um programa de reestruturação do Convênio Escolar (2018)

  • Autores:
  • Autor USP: BRANDÃO, LUNA LÓPEZ - FAU
  • Unidade: FAU
  • Assuntos: ARQUITETURA MODERNA; PAISAGEM URBANA; ESCOLAS (ARQUITETURA)
  • Idioma: Português
  • Resumo: Pela geografia do conhecimento estampada que temos no Brasil sabemos que conhecimento é poder. A disseminação do conhecimento dá suporte para mobilidade social e luta por qualidade de vida. O Convênio Escolar (1950-1960), num gesto inovador e ambicioso, disseminou escolas públicas de elevada qualidade arquitetônica por São Paulo. Escolheram-se terrenos amplos para que as construções fossem predominantemente horizontais. Os edifícios foram implantados no terreno considerando aquele momento histórico. A segurança não era o aspecto determinante e a transição interior-exterior, na maioria dos casos, era leve na paisagem: apenas muretas. No entanto essas muretas foram elevadas, transformadas em altos muros. Grandes obras, de grandes arquitetos, estão invisíveis atrás destes altos muros. O fechamento de extensos perímetros, seja ele muro ou gradil, gera impacto nas imediações. A revitalização dos equipamentos existentes enfrentará a complexidade urbana de forma a garantir o acesso aos lugares para autonomia e emancipação. Este trabalho final de graduação defende a necessidade de um programa de requalificação dos equipamentos públicos escolares existentes, mais especificamente do conjunto arquitetônico das escolas do Convênio Escolar. Para tanto, parte da análise da situação atual de quatro casos distintos e representativos de implantação: 1) Proporcional ao Terreno; 2) Terreno Excedente; 3) Grandes Complexos Escolares e 4) Rede de Equipamento de Ensino. Respectivamente as escolas: EE Nossa Senhora da Penha, EE Pandiá Calógenas, EE Dom Pedro I e EE Erasmo Braga em conjunto com as Bibliotecas do Tatuapé. Como parâmetro foram escolhidas apenas escolas da Zona Leste que caracterizam centros de bairro de relevante importância para a memória local. Por fim, este trabalho apresenta um exercício de projeto sobre uma das escolas: EE Nossa Senhora da Penha
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    • ABNT

      BRANDÃO, Luna López. Dimensão pública do edifício escolar na paisagem. Por um programa de reestruturação do Convênio Escolar. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2018. Disponível em: https://bdta.abcd.usp.br/directbitstream/6e038247-ba24-4063-aa7b-d5e047162ba7/2018_luna_brand%C3%A3o.pdf. Acesso em: 13 maio 2024.
    • APA

      Brandão, L. L. (2018). Dimensão pública do edifício escolar na paisagem. Por um programa de reestruturação do Convênio Escolar (Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação). Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de https://bdta.abcd.usp.br/directbitstream/6e038247-ba24-4063-aa7b-d5e047162ba7/2018_luna_brand%C3%A3o.pdf
    • NLM

      Brandão LL. Dimensão pública do edifício escolar na paisagem. Por um programa de reestruturação do Convênio Escolar [Internet]. 2018 ;[citado 2024 maio 13 ] Available from: https://bdta.abcd.usp.br/directbitstream/6e038247-ba24-4063-aa7b-d5e047162ba7/2018_luna_brand%C3%A3o.pdf
    • Vancouver

      Brandão LL. Dimensão pública do edifício escolar na paisagem. Por um programa de reestruturação do Convênio Escolar [Internet]. 2018 ;[citado 2024 maio 13 ] Available from: https://bdta.abcd.usp.br/directbitstream/6e038247-ba24-4063-aa7b-d5e047162ba7/2018_luna_brand%C3%A3o.pdf

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