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Identidade cultural e imigração: como considerar tais dimensões no Programa Nacional de Alimentação Escolar?: estudo no Município de São Paulo (2016)

  • Autores:
  • Autores USP: DIAS, MANUELA CAPEZZUTO FERNANDES - FSP ; BARATA, MAYRA FIGUEIREDO - FSP
  • Unidade: FSP
  • Sigla do Departamento: HNT
  • Assuntos: IDENTIDADE CULTURAL; IMIGRAÇÃO
  • Palavras-chave do autor: PROGRAMA NACIONAL DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR
  • Idioma: Português
  • Resumo: Introdução: Alimentação saudável é aquela que compreende todos as dimensões humanas e é referenciada pela cultura alimentar e pelas dimensões de gênero, raça e etnia. A dimensão cultural do ato de comer, intrincada no valor simbólico dos alimentos está fortemente relacionada à identidade e o sentimento de pertencimento social a um território. A imigração é um movimento constante no Brasil, tornando o ambiente mutável e vivo. Objetivos: Analisar e discutir as bases normativas do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) em relação a incorporação das perspectivas de identidade cultural, cultura e imigração e descrever o perfil dos estudantes imigrantes matriculados em 2016 na rede municipal de ensino de São Paulo. Metodologia: utilizando-se da abordagem qualitativa, realizou-se a análise documental e discussão das bases normativas do PNAE em relação a incorporação das perspectivas de identidade cultural e imigração e a descrição do perfil dos estudantes imigrantes matriculados na rede municipal de ensino de São Paulo no ano de 2016. Resultados e discussão: A palavra cultura aparece consideráveis vezes nos documentos selecionados, como guia e referência para escolha dos alimentos, tradições culinárias e hábitos. Já em relação à imigração e suas derivações nenhuma citação foi encontrada. Em relação ao perfil dos alunos imigrantes matriculados na rede, percebe-se que a grande maioria destes é boliviana (2534; 58%), seguida por angolanos (483; 11%) e os japoneses (211; 5%). Conclusão: A julgar pelos números encontrados nas bases de dados, a quantidade de imigrantes matriculados na rede municipal de ensino ainda não é significativa para que medidas nas bases normativas do PNAEsejam tomadas. Quando se pensa em ambiente escolar cada questão abordada tem um reflexo no educando e no educador. Discutir identidade cultural através de vivências entre os próprios alunos e entre corpo docentepode representar uma geração mais respeitosa e receptiva.
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    • ABNT

      DIAS, Manuela Capezzuto Fernandes e BARATA, Mayra Figueiredo. Identidade cultural e imigração: como considerar tais dimensões no Programa Nacional de Alimentação Escolar?. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Faculdade de Saúde Pública, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2016. Disponível em: https://bdta.abcd.usp.br/directbitstream/bcfe082f-6fc8-4a2d-bc79-7da3ed1f3369/TCCManuelaCapezzutoFernandesDiaseMayraFigueiredoBarata.pdf. Acesso em: 23 abr. 2024.
    • APA

      Dias, M. C. F., & Barata, M. F. (2016). Identidade cultural e imigração: como considerar tais dimensões no Programa Nacional de Alimentação Escolar?: estudo no Município de São Paulo (Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação). Faculdade de Saúde Pública, Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de https://bdta.abcd.usp.br/directbitstream/bcfe082f-6fc8-4a2d-bc79-7da3ed1f3369/TCCManuelaCapezzutoFernandesDiaseMayraFigueiredoBarata.pdf
    • NLM

      Dias MCF, Barata MF. Identidade cultural e imigração: como considerar tais dimensões no Programa Nacional de Alimentação Escolar?: estudo no Município de São Paulo [Internet]. 2016 ;[citado 2024 abr. 23 ] Available from: https://bdta.abcd.usp.br/directbitstream/bcfe082f-6fc8-4a2d-bc79-7da3ed1f3369/TCCManuelaCapezzutoFernandesDiaseMayraFigueiredoBarata.pdf
    • Vancouver

      Dias MCF, Barata MF. Identidade cultural e imigração: como considerar tais dimensões no Programa Nacional de Alimentação Escolar?: estudo no Município de São Paulo [Internet]. 2016 ;[citado 2024 abr. 23 ] Available from: https://bdta.abcd.usp.br/directbitstream/bcfe082f-6fc8-4a2d-bc79-7da3ed1f3369/TCCManuelaCapezzutoFernandesDiaseMayraFigueiredoBarata.pdf

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